09 de Julho de 2009

 

O SAL DA TERRA

 

     Este clássico raramente exibido é o único filme americano independente feito por comunistas. O argumento  a luta dos trabalhadores latino-americanos para terem os mesmos direitos dos seus colegas anglo-americanos numa mina de estanho do Novo México, O Sal da Terra foi informado por atitudes feministas pouco características para a época.

 

     O filme foi inspirado pela inclusão na lista negra do realizador Herbert Biberman, do argumentista Michael Wilson, do produtor e antigo argumentista Paul Jarrico e do compositor Sol Kaplan. Conforme diria mais tarde Jarrico, uma vez que tinham sido expulsos de Hollywood por serem subversivos, já agora cometeriam um "crime para encaixar a pena" fazendo um filme subversivo. O resultado é um filme de alto nível, prodigioso e inteligente.

 

     Mantido fora das salas de cinema americanas até 1965, a película foi largamente exibida e homenageada na Europa, mas nunca teve o reconhecimento que merecia nos Estados Unidos. Infelizmente, a mais famosa discussão crítica nos Estados Unidos é um panfleto de Pauline Kael, no qual o filme é ridicularizado como "propaganda". Passado meio século, a obra continua a ser fundamental.

 

 

 

 

Realização: Herbert J. Biberman

 

Produção: Adolfo Barela, Sonja Dahl Biberman e Paul Jarrico

 

Argumento: Michael Biberman e Michael Wilson

 

Fotografia: Stanley Meredith e Leonard Stark

 

Música: Sol Kaplan

 

Elenco: Rosauro Revueltas, Will Geer, David Wolfw, Mervin Williams, David Sarvis, Juan Chacón, Henrietta Williams, Ernesto Velázquez, Ángela Sánchez, Joe T. Morales, Clorinda Alderette, Charles Coleman, Virginia Jencks e Vítor Torres

publicado por subterraneodaliberdade às 13:49
pesquisar neste blog
 
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
arquivos
Nota Subterrânea
Os artigos públicados da autoria de terceiros não significa que o subterrâneo concorde na integra. Significa que são merecedores de reflexão.
links
blogs SAPO