30 de Junho de 2011

 

Os operários de Sacavém, Alhandra, Santa Iria e Póvoa, colocaram-se nas jornadas de 8 e 9 de Maio, na vanguarda da classe operária portuguesa. Seguindo o seu Partido de classe, ouvindo o apelo do Partido Comunista para uma greve de 2 dias acompanhada de manifestações pelo Pão e pelos Géneros, muitos milhares de operários e operárias abandonaram as fábricas e desceram à rua.

O "Avante!" vos saúda, heróicos operários e operárias da Fábrica de Louça, da Covina, da Cimento Tejo e de todas as fábricas onde paralizou o trabalho. O "Avante!" vos saúda heróicas filas do povo que, nas marchas da fome, fizeste ouvir bem alto a voz dos explorados e oprimidos.

 

O governo fascista de Salazar - o governo inimigo do Povo - fez carregar sobre vós as forças armadas, prendeu-vos, obrigou os patrões a despedir-vos. Tudo isso porquê? Porque, fartos de fome e de sofrimento, fartos de pedir e reclamae, lutastes pelo vosso pão e pelo pão dos vossos filhos. Mas a vossa luta não foi em vão. Ela obrigará o fascismo a tomar medidas para o fornecimento de mais pão e mais géneros. A vossa luta fez estremecer de medo o fascismo salazarista. A vossa luta foi mais uma machadada na ditadura que há 18 anos nos oprime. A vossa luta apressará o dia em que todo o povo se levantará como um só homem para derrubar o governo de Salazar, inimigo do povo.

Com os operários de Sacavém, Alhandra Santa Iria e Póvoa, lutaram os camponeses dessas regiões e da região saloia.

O "Avante!" vos saúda, heróicos camponeses que paralizaste o trabalho e vos unistes à classe operária nas manifestações pelo Pão e pelos Géneros. O "Avante!" saúda-vos, camaradas camponeses!

 

Fonte: Jornal "Avante!" de Maio de 1944

publicado por subterraneodaliberdade às 13:31
pesquisar neste blog
 
Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
17
arquivos
Nota Subterrânea
Os artigos públicados da autoria de terceiros não significa que o subterrâneo concorde na integra. Significa que são merecedores de reflexão.
links
blogs SAPO