13 de Setembro de 2018

Avante! o jornal que deu o nome à Festa. Festa do Avante!

A Festa que desde a 1ª edição (1976) o capital tentou travar impondo obstáculos à sua construção. A Festa respondeu fixando (1990) morada na Atalaia. Atalaia nome apropriado para a “casa” de uma Festa de um Partido atento, vigilante, que alerta os trabalhadores e o Povo.

A Festa que o miserabilismo da comunicação social omite, insulta, falseia, reduz aos agrupamentos festivos entre Caminha e o Pontal, afirma que é a resposta tardia aos partidos que entraram de férias e necessitam de rentrée, insinua mais um festival inferior ao das telecomunicações ou cerveja onde só participa a terceira idade. A Festa responde juntando mais espaço: a Quinta do Cabo. A Festa cresce, está enorme e mais participada. A Festa é magnífica.

A Festa do Avante! é o maior acontecimento cultural, organizado anualmente, em Portugal.

A Festa é militância, construída pelos comunistas e amigos do PCP para os Trabalhadores e o Povo Português. Na Festa o vestido de gala, o salto alto e a carteira Vuitton nada significam, afastados pela simplicidade, pela franqueza, pelo convívio fraterno de convivas que têm um ideal comum: a igualdade entre os Homens. No Avante! a passadeira vermelha pertence aos trabalhadores.

A Festa é alegria impulsionada pelas crianças e a juventude que saltam, dançam, cantam e riem ao som contagiante da Carvalhesa. A Festa rejuvenesce.

A Festa é desporto, ecléctico e saudável, muito para além da indústria futeboleira, envolvendo milhares de atletas de todas as idades. A Festa ganha músculo, respira saúde.

A Festa é gastronomia, infinidade de cheiros e sabores regionais, nacionais e internacionais, do choco frito ao ensopado de borrego, do bacalhau de cebolada à caldeirada de enguias, da posta arouquesa à matapa moçambicana, do verdasco ao madura alentejano, do pisco chileno à aguardente de medronho, do vinho do porto ao moscatel, das clarinhas de fão à tigelada, do queijo de Azeitão ao salpicão das beiras. A Festa recusa ser insossa.

A Festa é cinema, teatro, dança, ciência, música, livros, concertos da orquestra sinfónica ao grupo heavy-metal, exposição das mais diversas artes plásticas, ateliês e debates sobre os mais variados temas culturais. A Festa é culta.

A Festa é arte popular, dos Bonecos de Santo Aleixo ao Canto Alentejano, passando pelas diversas expressões culturais populares. Destaque para a forte presença do figurado barcelense com a exposição de centenas de peças de vários artesãos barcelenses, reforçando a divulgação da arte popular barcelense. A Festa é popular.

A Festa é internacional com a participação de diversas delegações estrangeiras que divulgam os seus costumes, tradições, cultura e as suas potencialidades e anseios. A Festa promove debates e conferências em defesa da Paz, pelos direitos dos Palestinos, do Sahara Ocidental, dos povos Africanos, do direito à liberdade e democracia na Ucrânia fascista, no Brasil, na Colômbia, na defesa da Venezuela Bolivariana e da Cuba Socialista. A Festa é solidária.

A Festa é política, organiza conferências, debates, fóruns sobre todos os temas da vida nacional, com os momentos altos os comícios do PCP de abertura e encerramento da Festa, na defesa dos salários, pensões, serviços públicos, saúde, escola, etc… No Avante! as palavras cantadas “a Paz, o Pão, Habitação, Saúde e Educação, só há liberdade a sério… quando pertencer ao Povo o que o Povo produzir” não são palavras vazias. A Festa é luta.

A Festa é alternativa, pela luta, construção e afirmação do socialismo, na defesa do Marxismo-Leninismo, com o momento central a Comemoração do II Centenário do Nascimento de Karl Marx, pelo combate ao capitalismo, à exploração, à barbárie. A Festa é comunista.

A Festa é o novo contra o velho, contra as fórmulas caducas e contraditórias do capital. A Festa é o futuro pois nele projecta os valores de Abril. A Festa é diferente por que é organizada por um partido diferente: O Partido Comunista Português.

Festa do Avante! não há Festa como esta.

 

Mário Figueiredo

 

 

 

a.jpg

 

publicado por subterraneodaliberdade às 21:07
pesquisar neste blog
 
Setembro 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
arquivos
Nota Subterrânea
Os artigos públicados da autoria de terceiros não significa que o subterrâneo concorde na integra. Significa que são merecedores de reflexão.
links
blogs SAPO