06 de Dezembro de 2014

sem nome.png

 

O pluripartidarismo não é uma forma de expressão da diversidade de pensamento em geral, mas uma forma de expressão da diversidade de pensamento no quadro da ideologia burguesa.

O monopartidarismo proletário não é «totalitarismo», mas uma etapa necessária e progressiva do desenvolvimento histórico mundial da democracia.

 

«Precisamos de colocar o problema (…) de modo a que centenas de milhares e milhões de trabalhadores se incorporem na causa comum da construção socialista, de modo a que centenas de milhares e milhões de operários e camponeses, e não apenas algumas dezenas de dirigentes, observem atentamente o curso da nossa edificação, assinalem os nossos erros e os tragam à luz do dia. Só nesta condição poderemos evitar “surpresas”. Mas para isso, para o conseguirmos, precisamos de dar um carácter de massas à crítica, precisamos de compreender e levar à prática a palavra de ordem da autocrítica.»

Esta palavra de ordem deve (…) elevar a cultura política da classe operária, desenvolver nela o sentimento de dono do país e favorecer a aprendizagem da classe operária dos assuntos da governação do país.» *

 

* J. Stáline ≪Sobre os trabalhos do plenário conjunto de Abril do CC e da CCC…≫

 

Ler...http://www.hist-socialismo.com/docs/StalineeDemocracia.pdf

 

 

 

publicado por subterraneodaliberdade às 15:07
Um texto de leitura absolutamente indispensável!
Oxalá novos textos sobre esta crucial questão cheguem até nós, comunistas verdadeiramente interessados na construção do socialismo para a nossa época. Uma excelente aproximação ao exercício de uma democracia de classe, válido para um país, para um qualquer órgão e nível de exercício do poder em nome dos trabalhadores e do povo, para a prática do centralismo democrático em qualquer partido comunista. Saudações pela sua publicação!
Julio Filipe a 6 de Dezembro de 2014 às 20:24
pesquisar neste blog
 
Dezembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
arquivos
Nota Subterrânea
Os artigos públicados da autoria de terceiros não significa que o subterrâneo concorde na integra. Significa que são merecedores de reflexão.
links
blogs SAPO